Preparação

Numa tigela, misture bem o matcha ou o chá verde, 1 colher de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de leite e misture bem. Certifique-se que a mistura fica sem grumos. Reserve.

Em outra tigela, bata as gemas de ovo com o açúcar restante, de preferência usando uma batedeira ou batedor de mão. Bata bem os dois ingredientes até dissolver os grãos de açúcar, para obter um creme liso. Reserve.

Leve o restante leite ao fogo baixo e esquente sem deixar ferver. Adicione a mistura de matcha, açúcar e leite preparada no primeiro passo e deixe ferver por 1-2 minutos sem parar de mexer. Desligue o fogo.

Enquanto bate a mistura de gemas de açúcar adicione nela a mistura anterior (leite, matcha e açúcar), aos poucos e sem parar de mexer, para as gemas não coagularem.

Coloque toda a mistura do sorvete matcha na panela onde ferveu o leite e leve novamente ao fogo baixo. Fique mexendo e esquente sem deixar ferver (a temperatura não deve superar os 80ºC). Depois retire do fogo e deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente.

Bata a nata ou creme de leite até ficar bem firme. Incorpore pouco a pouco na mistura anterior e em movimentos envolventes, para conseguir um sorvete cremoso de matcha.

Coloque tudo num recipiente com tampa e reserve no congelador por 40 minutos.

Após os 40 minutos, retire o sorvete de matcha do congelador e mexa com uma colher até ficar cremoso. Devolva ao congelador por mais 40 minutos e repita mais 4 ou 5 vezes a cada 40 minutos, sempre devolvendo ao congelador entre cada mexida.

Dica: Este procedimento é importante para conseguir um sorvete muito macio e cremoso, como se tivesse sido feito numa máquina de sorvete.

Quando terminar de mexer o sorvete, deixe no congelador por 12 hora seguidas.

Sirva e bom apetite!

Ingredientes

  • 10 gr de matcha em pó ou chá verde moído
  • 3 gemas de ovo
  • 125 gr de açúcar
  • 225 ml de leite integral
  • 200 ml de nata ou crema de leite