O chá de guaco com mel combina as propriedades broncodilatadoras e expetorantes desta planta medicinal, com as propriedades antissépticas e calmantes do mel. Sendo indicado para o tratamento de diversos problemas respiratórios, como: gripe, tosse, rouquidão, infeção na garganta, bronquite, alergias e infeções na pele. Além disso, esta planta é usada popularmente para tratar o reumatismo. ... Ver mais »
A Agrimónia é rica em propriedades terapêuticas tais como: adstringente, analgésica, antidiarreica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antivirótica, ansiolítica, calmante, cicatrizante, depurativa, diurética, relaxante, hipoglicémica, tônica e vermífuga e age como protetora hepática. sendo na medicina popular para tratamento de feridas na pele, abcessos, cálculo renal, catarro, cistite, cólicas, diarreia, angina, inflamação da garganta, laringite, amigdalite, bronquite, catarro, além de aliviar tosses, gripes e resfriados. ... Ver mais »
A perpétua roxa tem ação antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória. Devido às suas propriedades medicinais a perpétua roxa pode ser usada para ajudar no tratamento de situações
dores de cabeça, garganta inflamada, dor de estômago, tosse, laringite, ondas de calor, hipertensão, tosse, alivia sintomas de asma, diabetes, hemorroida e para soltar o catarro. Em decocção pode ser usado como diurético, para diminuir a acidez estomacal, combater as doenças das vias respiratórias, e ajudar na digestão. Combate eficazmente os radicais livres, substâncias responsáveis pelo processo de envelhecimento e outras doenças degenerativas. Reduz o mau colesterol e atua como um calmante natural. ... Ver mais »
A Malva pode ser ingerida em forma de chá, para o tratamento de infeções, prisão de ventre, aftas, bronquite, catarro, dor de garganta, rouquidão, faringite, gastrite, irritação dos olhos, mau hálito, tosse e úlcera. Ainda beneficia o trato urinário, uma vez que atua no tratamento de cistites, infeções urinárias e cálculos renais (no caso, a planta trabalha para curar os canais por onde passaram pedras e que ficaram machucados).
Cuidados:
O chá de malva está contraindicado durante a gravidez e amamentação, quando utilizados em grandes doses pode causar intoxicação. ... Ver mais »
Entre suas principais propriedades, está o potássio, vitamina C, vitamina K e folato. Não só, a fruta é ricas em fibras, que ajudam no funcionamento intestinal e no emagrecimento, e em flavonoides, poderosos antioxidantes, ajuda a reduzir o risco de Alzheimer e previne a anemia. A romã não possui gorduras em sua composição. Podendo ser usada como auxiliar no tratamento: garganta, pressão arterial, além de rejuvenescimento da pele. ... Ver mais »
O Picão-preto serve para ajudar no tratamento de inflamações como reumatismo, dor de garganta, amigdalite, faringite, hepatite e cólica menstrual, tendo efeitos protetores do fígado, rins e intestino. ... Ver mais »
.
As propriedades do Barbatimão incluem uma ação cicatrizante sobre a pele e mucosas, anti-inflamatória, antimicrobiana, antibacteriana, antioxidante, analgésica, anti-hipertensivo, antiparasitária, tônica, desinfetante, antidiabética, diurética e coagulante. já era utilizado pelos índios, e tem diversas funções. Algumas delas são tratar úlceras, doenças e infeções da pele, pressão alta, diarreia, hemorragia e feridas com hemorragias, hérnia, malária, câncer, problemas no fígado ou nos rins, inchaço e hematomas na pele, queimaduras na pele, dores de garganta, diabetes, conjuntivite e gastrite. ... Ver mais »
O chá de amora é feito com as folhas de amora e é utilizado como um potente antioxidante e como coadjuvante nos tratamentos de gastrite, inflamações de boca e garganta, alívio dos sintomas de tensão pré-menstrual e da menopausa e diarreia. é rica em nutrientes como vitaminas A, C, E, K e vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, leveduras, flavonoides, fibras e substâncias antioxidantes. A ação sobre a redução dos sintomas da menopausa está relacionada aos fitormônios também presentes nas folhas de amora.
Cuidados:
Deve ser evitado por pessoas com baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia), e por pessoas com distúrbios do fígado e mulheres grávidas.
Diabéticos em tratamento devem não devem tomar o chá, pois, ele pode ter reações com a medicação e causar hipoglicemia. ... Ver mais »
O Abacaxi é usado em casos de bronquites, tosse catarral, dor de garganta, acne,
espinhas, cravos, psoríase vermelha, psoríase descamativa, esclerodermias, feridas,
úlceras, chagas, em máscaras rejuvenescedoras, como digestivo (enzimas
proteolíticas), diurético, antiagregante plaquetário.
Cuidado:
Não é recomendado para pessoas com problemas gastrointestinais e alérgicas às bromelinas e que também estejam fazendo uso de anticoagulantes. ... Ver mais »
O chá chapéu de couro rica em sais minerais e antioxidantes que, juntos, são capazes de destruir os vírus causadores dos problemas na laringe e faringe, combatendo inflamações de garganta, tem efeito diurético e ação anti-inflamatória, o que ajuda a controlar a gastrite, a artrite, artrose e reumatismo.
Cuidados:
Não é recomendado para pessoas com pressão baixa, insuficiência cardíaca e renal. ... Ver mais »
O Gengibre é nativo da Ásia, é rico em cobre, vitaminas A, B, C e D, potássio, selênio, zinco e magnésio. Tem múltiplos benefícios terapêuticos: dentre eles uma ação bactericida, fungicida, antioxidante, antisséptico e anti-inflamatório. Tem ação desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogénico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. ... Ver mais »
Partilhe com os seus amigos