Preparação

1. descasque a mandioca, lave e rale muito bem.
deixe escorrer em uma peneira.

Pressione com muita força para extrair todo o suco.

Para prensar pode-se usar um sebucan (utensílio indígena feito de fibras de cana para esse fim), uma prensa, um cinto ou simplesmente um pano que com a mandioca ralada dentro é torcido fortemente até todo o suco ou ´´yare´´, que é venenoso e do qual o amido de mandioca é obtido.

2. Em um budare quente despeje a quantidade de mandioca necessária para cobri-lo. Este é espalhado com uma espátula de madeira para formar uma camada de cerca de 3 milímetros de espessura, enchendo-a se necessário, e cozinhe até a farinha grudar ou endurecer, dobrando e pressionando a borda com uma espátula (cerca de 1 centímetro) para torná-la mais forte e mais gerenciável.

cozinhe até começar a dourar e poder ser virado ficando completamente duro e trabalhável.

No sistema de elaboração popular da mandioca, essas ´´tortas´´ são colocadas junto ao fogo ou budare, apoiadas entre palitos para que acabem de secar.

3. Por fim, os bolos são postos ao sol para que sequem bem e não corram o risco de ficar bolorentos

Ingredientes

  • Casabe é um produto absolutamente camponês e artesanal.
  • O casabe ou mandioca é um pão ázimo, crocante, fino e circular feito de farinha de mandioca, este é assado em budare, comal ou grelhado. Sua produção e consumo remontam aos tempos pré-hispânicos; É feito de mandioca
  • ingrediente: mandioca