Visitado por portugueses e turistas, embaixador e defensor da gastronomia Alentejana em todo o mundo, foi fundado em 1945 por Manuel Fialho e tornou-se um local de referência mundial quando se fala no “despertar de sentidos” pela cozinha portuguesa, designadamente a Alentejana. Situado no centro histórico de Évora, considerada Património Mundial pela UNESCO em 1986, O Fialho segue comandado pelo primogénito, Amor Fialho, que faz as honras da casa e o seu receituário é supervisionado pela terceira geração da família, Helena e Rui Fialho. Ao longo de sete décadas, a família Fialho tem-se dedicado à arte de bem receber e à boa maneira Alentejana, preza pela boa e genuína gastronomia regional e excelente garrafeira. No restaurante Fialho trabalha-se com respeito a matéria prima valorizando os autênticos sabores do Alentejo.
Numa cozinha de sabores e saberes, a tradição e o respeito pelo que a terra nos dá, são palavras de ordem. Tendo extrema atenção e cuidado nos produtos usados e nos pratos regionais, podemos falar de pratos emblemáticos tais como as Bochechas de porco preto em vinho tinto ou a fabulosa Perdiz à Convento da Cartuxa. A perfeita sintonia entre os sabores genuínos do Alentejo e os saberes da nossa equipa dá origem a uma viagem de excelência gastronómica. Esta viagem levou o restaurante a consagrar-se como o mais galardoado restaurante da região, onde se destaca o Garfo de Ouro Boa cama Boa mesa do jornal Expresso, ganho desde que a iniciativa existe. A sua medalha de Mérito da cidade de Évora é citada por diversos guias nacionais e internacionais reconhecendo o restaurante como paragem obrigatória. Ainda este ano o restaurante Fialho conquistou o Certificado de Excelência do Tripadvisor, confirmando assim ser um restaurante que agrada aos mais diversos públicos.
Para os pratos principais destacam-se o Cação de coentrada, os Medalhões de porco preto, o Arroz de Pombo ou a Perdiz à Convento da Cartuxa. Para terminar, guarde espaço para várias sobremesas Conventuais, como a Encharcada de Mourão e o Torrão Real de Évora, mas as Queijadas e o Tecolameco também não podem deixar de ser degustados. A longa e bem recheada carta de vinhos, juntamente com as iguarias da casa, tornam-no numa das melhores experiências eno gastronómicas de Portugal. Orgulhamo-nos de servir aos clientes o que a terra nos dá de melhor, tendo como principais parceiros o comércio local, produtos de excelência. Os nossos parceiros selecionam o que há de melhor no Alentejo, para que possamos manter a melhor qualidade.
Comentários ( 1 )
Sem dúvida um dos melhores restaurantes em Portugal. Cada prato é uma iguaria de comer rezando